Conferência UIPES

0

A 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da IUPES

Iniciadas em 1951, em Paris, as Conferências Mundiais em Promoção da Saúde promovidas pela União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (UIPES), configuram-se como o principal evento para profissionais, pesquisadores, gestores e interessados na temática e têm acontecido nas diversas regiões do mundo. No entanto, desde essa época, só uma aconteceu na América do Sul, em Buenos Aires, em 1969.

O contexto atual é propício para a discussão da promoção da saúde. Importantes fóruns internacionais têm destacado a vinculação da saúde a aspectos ligados ao desenvolvimento humano nas sociedades contemporâneas. Além disso, as mudanças no perfil de distribuição da saúde e do adoecimento, aliado ao reconhecimento da limitação de ações centradas em um modelo biomédico de atenção e cuidado, evidenciam a necessidade de novas abordagens voltadas para a atuação sobre determinantes amplos da saúde, por meio de políticas públicas integradas e intersetoriais para promover a saúde.

No Brasil, a Política Nacional de Promoção da Saúde, que completa 10 anos em 2016, tem como objetivo promover a equidade e a qualidade de vida, reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais que afetam a saúde dos indivíduos e das coletividades. Destaca-se a importância da cooperação intra e intersetorial, da ampla participação social e da territorialização das práticas de promoção da saúde, com o objetivo de reconhecer singularidades e diversidades na priorização de ações de promoção da saúde. Nesta perspectiva, estados e municípios brasileiros, como Curitiba, têm formulado políticas locais de promoção da saúde, fortalecendo estratégias de aproximações intra e intersetoriais, com o objetivo de promover mudanças no perfil de saúde de suas populações de forma sustentável.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Brasil, é a realizadora local da Conferência, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO e um grande número de instituições. Localizada na Região Sul do Brasil, Curitiba é reconhecida como uma das mais organizadas e prósperas metrópoles do país. Sua abordagem inovadora para integrar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento humano sustentável, com impacto em saúde e equidade, tem sido reconhecida nacional e internacionalmente. A cidade é referência em gestão urbana, transporte público, ambiente e saúde.

A diversidade social, cultural e política do Brasil e da América Latina serão exploradas durante a Conferência como recursos para discussão de novas ideias. A experiência de Curitiba na condução de políticas integradas de promoção da saúde fornecerá um pano de fundo para a troca de experiências em uma perspectiva local, que pode ser aplicável em diferentes espaços sociais internacionais.

Neste contexto, e apoiados na diversidade de olhares promovida pela participação de especialistas de amplos setores da sociedade internacional, os participantes da 22ª Conferência Mundial poderão discutir ações inovadoras e efetivas para responder aos desafios apontados pela agenda internacional de promoção da saúde e equidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui