O que é promoção da saúde?

0

Desde o início dos tempos, a saúde sempre foi um dos valores mais importantes pelos quais as pessoas lutaram. Apesar da passagem do tempo, nada mudou nesse sentido. A saúde é a base para alcançar objetivos de vida, objetivos, desejos e ambições. Também é visto como um dos recursos sociais e econômicos básicos, pois somente uma sociedade saudável pode desenvolver, criar e alcançar o mais alto nível de qualidade de vida.

Ao longo da história, a saúde foi definida de várias maneiras. Uma das mais populares é a definição da OMS de 1948, que define saúde como „um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Em 1986, Ottawa adotou a última definição de saúde, que diz que “saúde é um recurso, potencial individual e social, um dos recursos naturais de um país, determinando o desenvolvimento social, econômico e individual”. Ela é favorecida ou prejudicada por fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, biológicos e comportamentais e, finalmente, pelo estilo de vida”. Essa definição enfatiza claramente que a formação dos fatores que influenciam a saúde humana (tanto positiva quanto negativamente) depende em grande parte da própria pessoa. O estilo de vida e os comportamentos de saúde que ele escolher afetarão significativamente sua condição biopsicossocial e qualidade de vida.

Conscientizar as pessoas sobre seu enorme potencial no campo da proteção e valorização da própria saúde é uma das tarefas básicas e, ao mesmo tempo, as condições para o sucesso de quaisquer ações no campo da promoção da saúde, que é um processo que permite a cada pessoa aumentar o impacto na sua própria saúde, no sentido de a melhorar e manter (Sęk 1997).

A condição básica e necessária para que as pessoas se engajem em comportamentos promotores de saúde e resignação a comportamentos prejudiciais é proporcionar-lhes conhecimento sobre a saúde e seus determinantes. Além disso, a condição para o sucesso no campo das atividades de promoção da saúde é moldar a responsabilidade, a motivação e a atitude positiva dos destinatários em relação às iniciativas pró-saúde.

De longe, os melhores resultados são alcançados pelas atividades de promoção da saúde que começam na infância e são direcionadas aos pais, cuidadores e crianças. Podem ser realizados em família, num ambiente de brincadeira e aprendizagem, bem como em estabelecimentos médicos, cujos colaboradores têm a possibilidade de um enorme impacto na formação de um estilo de vida saudável para os seus doentes. A educação em saúde, bem como o planejamento e implementação de diversas ações preventivas são as formas básicas de promoção da saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui